Truques de mestre para usar melhor sua máscara de cílios

Confira os benefícios da hidratação facial
29 de setembro de 2017
Mostrar todos

Truques de mestre para usar melhor sua máscara de cílios

Ao maquiar a região dos olhos, evidenciamos contornos e formas, além da possibilidade de adicionarmos cores ao olhar. Desta forma, os sentimentos transmitidos naturalmente através do olhar são evidenciados e ganham mais força.

 

Na composição desse olhar mais poderoso, os cílios ocupam um papel muito importante, pois são responsáveis por criar um olhar mais aberto e cativante. Por isso, a máscara de cílios é um item muito querido entre as mulheres.

 

Porém, com a enorme variedade de produtos disponíveis no mercado, é complicado encontrar a máscara perfeita para você. Além disso, a região dos olhos é bastante sensível e merece uma atenção especial na hora de escolher os produtos que serão aplicados nela.

 

Confira a seguir dicas para escolher a máscara ideal para você, cuidar dos seus cílios de forma correta, além de truques para aplicar, remover e reinventar o uso da sua máscara de cílios:

 

Cuidados essenciais

 

1. Hidrate os cílios: manter os cílios hidratados é o primeiro passo para deixá-los mais fortes e bonitos. A dica é investir em óleos nutritivos (óleo de oliva, de rícino, de argan) para hidratar e tornar os fios mais grossos e fortes.

 

2. Evite excesso de produto no aplicador: antes de aplicar a máscara retire o excesso de produto do aplicador. Isso é importante para evitar o acúmulo de máscara na raiz, a formação de bolinhas ao longo dos cílios e que os fios grudem uns nos outros. Você pode retirar o excesso na própria embalagem ou ainda utilizar um lenço de papel.

 

3. Não pisque nos primeiros 5 segundos após a aplicação: para evitar borrões tanto na parte superior e inferior é bacana não piscar por 5 segundos após a aplicação. O cuidado é simples, mas pode evitar uma dor de cabeça maior que seria limpar as manchas geradas pelo piscar dos olhos e refazer a maquiagem do local manchado.

 

4. Deixe o à prova d’água para ocasiões especiais: a máscara de cílios à prova d’água, como todos sabem, é mais difícil de ser removida e muitas vezes, ao tentar removê-la, os cílios quebram e acabam caindo. Por esse motivo, aconselha-se usar esse tipo de máscara apenas em ocasiões mais especiais.

 

Caso o rímel comum não mantenha seus cílios curvados e com volume ou você sinta necessidade de usar um rímel de fixação mais forte todos os dias a dica é aplicar uma camada de máscara normal antes da camada do à prova d’água, assim a remoção é facilitada e seus cílios continuam curvados, livres de borrões e com menos chance de quebra.

 

5. Curvex sempre antes: é importante utilizar o curvex sempre antes de aplicar a máscara de cílios, pois curvar os cílios depois de aplicar o rímel, além de sujar o seu curvex, aumenta a possibilidade de quebra dos fios e que os cílios fiquem grudados uns aos outros.

 

Caso você prefira curvar seus cílios após a aplicação da máscara de cílios, a dica é aguardar que ela seque para então utilizar o curvex.

 

6. Mantenha o curvex limpo e seco: uma outra dica importante com relação ao curvex é deixá-lo sempre limpo e seco antes de usá-lo. Seco, pois o risco de borrar e estragar a sua make é grande se o curvex estiver molhado, e limpo para que a borracha não transfira nenhum resíduo ou bactéria para os seus olhos. Novamente, a região dos olhos exige cuidados dobrados por ser bastante sensível, por isso o curvex limpo é importante para evitar qualquer risco de irritação ou infecção.

 

7. Não use produtos fora do prazo de validade: uma máscara de cílios dura mais ou menos 6 meses. É preciso se atentar ao prazo de validade devido à sensibilidade da região dos olhos. Além de não atingir o efeito esperado, máscara de cílios vencida pode trazer complicações à saúde dos olhos.

 

8. A máscara é o último passo da make do olho: parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que os cílios devem ser curvados e receber a máscara depois que toda a maquiagem do olho estiver finalizada, pois com os cílios curvados a aplicação de outros produtos para os olhos (sombra, lápis e delineador) se torna mais difícil.

 

9. Lembre-se de remover a máscara: ao fim do dia, é muito importante remover por completo a máscara de cílios, assim como toda a maquiagem, pois além da possibilidade de irritação, a não retirada da máscara enfraquece os fios, aumentando a chance de quebra e queda.

 

Para remover, invista em demaquilantes que não agridam a região dos olhos. Também é possível utilizar shampoo para bebê (não arde) ou lenços umedecidos, lembrando sempre de ter cuidado e fazer movimentos delicados por se tratar de uma área bastante sensível.

 

Modos de aplicar e seus efeitos

 

Aprenda 6 movimentos e formas de aplicar a máscara de cílios para aumentar seus cílios e valorizar ainda mais o seu olhar:

 

10. Zig-zag: o primeiro passo é realizado com o aplicador na horizontal numa sequência de vai-e-vem (esquerda e direita). O intuito é aumentar o volume dos fios, depositando a máscara na base dos cílios.

 

11. Curva por fora: esse movimento é o mais básico, conhecido e executado pelas mulheres. Consiste em aplicar a máscara seguindo a curva natural dos cílios, partindo da raiz em direção às pontas. O efeito gerado é de cílios mais curvados e longos.

 

12. Curva por dentro: esse movimento consiste em aplicar a máscara seguindo a curva natural dos cílios, porém na parte superior dos fios (próxima à pálpebra). Com esse passo, ganha-se uma curvatura extra e, consequentemente, cílios mais alongados.

 

13. Nos cantos: é importante dar uma retocada especial aos cantos externos dos cílios, pois nessa área a máscara tem a função de alongar a linha do olhar. Para evitar borrões, a dica é aplicar a máscara usando a extremidade do aplicador.

 

14. Piscando: um truque para curvar ainda mais os fios é aplicar a máscara enquanto você pisca voluntariamente. É importante que a piscada seja lenta e cuidadosa, para evitar borrões ou qualquer contado da máscara ou do produto com os olhos.

 

15. Na vertical: posicionar o aplicador na vertical é o movimento necessário para aplicar a máscara nos cílios inferiores, pois assim é mais fácil alcançar os cantinhos mais difíceis e também a chance de borrar a pele é menor.

 

Dicas valiosas

Por fim, confira dicas e truques valiosos que te ajudarão a usar melhor e de diferentes formas a sua máscara de cílios:

 

16. Escolha o aplicador certo: existem diferentes tipos de aplicadores disponíveis no mercado e cada um deles é responsável por gerar um efeito e atingir determinada área dos fios.

 

Para escolher o aplicador perfeito para você é preciso definir o efeito que você deseja e levar em conta a sua habilidade em aplicar o rímel. Veja quais os efeitos dos principais tipos de aplicador:

Além das classificações podemos encontrar aplicadores grandes e pequenos, que irão depender do seu gosto e do tamanho dos seus olhos.

 

17. Comece a aplicação pela raiz: é muito importante lembrar de aplicar a máscara primeiramente na raiz dos cílios, pois eles criam uma espécie de base para os fios e os mantém alongados e volumosos por mais tempo.

 

18. Se livre dos borrões: é bastante comum manchar a pele ao aplicar máscara de cílios e por isso não há motivo para se desesperar. A melhor forma de limpar as sujeirinhas deixadas pelo rímel é utilizando um cotonete, pois o seu formato permite limpar apenas os borrões, sem estragar o resto da maquiagem.

 

19. Renovando a máscara antiga: por se tratar de um cosmético líquido, a máscara de cílios pode secar com o tempo e com isso o efeito dela é reduzido ou perdido. Para tentar recuperar a forma líquida do seu rímel, basta adicionar ao produto algumas gotas de colírio e misturar com a ajuda do próprio aplicador.

 

Lembrando que essa é uma dica para usar em emergências e não para prolongar por muito tempo a “vida” de todas as suas máscaras.

 

20. Lembre-se dos cílios inferiores: os cílios inferiores geralmente são esquecidos, porém um truque para um olhar mais marcante e dramático é aplicar a máscara também nesses fios menores.

 

21. Aplicador velho na máscara nova: uma dica na hora de estrear uma máscara nova é utilizar a escovinha do seu rímel antigo para aplicar o novo. Assim, o produto é mais bem distribuído e aquele efeito “grude” é evitado.

 

O truque é utilizar o pincel novo para transferir um pouco da máscara nova para a embalagem da antiga e então utilizar a escovinha antiga para aplicar a mistura das duas máscaras que foi criada nessa embalagem antiga.

 

22. Santa camada de pó: para adicionar mais volume aos cílios, aplique uma camada de pó compacto sobre os fios entre a primeira e a segunda camada de máscara. É preciso usar esse truque com cuidado para não exagerar na quantidade de pó e para que não caia nenhum resíduo do produto nos seus olhos.

 

23. Dobre o aplicador: um truque que pode facilitar bastante a aplicação da máscara é curvar a extremidade do aplicador (apenas a parte da escovinha). Seja cuidadosa para não quebrar o seu aplicador.

 

24. Máscara 2 em 1: uma ideia para renovar o uso da máscara de cílios é utilizá-la como delineador. Basta contar com a ajuda de um pincel e das suas habilidades de traçar o delineado.

 

25. Preencha sua sobrancelha: uma outra ideia para utilizar a máscara com outra finalidade que não seja a sua original é usá-la para preencher as sobrancelhas. É preciso dosar muito bem a quantidade de produto do aplicador para evitar um efeito muito marcado e fazer movimentos leves e longos para criar um preenchimento harmonioso.

 

26. Invista nas camadas: para potencializar o efeito da sua máscara de cílios é interessante investir em mais de uma camada, porém 3 ou 4 camadas já são suficientes. É importante aguardar a secagem das camadas anteriores antes de aplicar uma nova e levar em consideração a ocasião.

 

27. Combo: alongamento + volume: uma alternativa para também potencializar os efeitos da máscara e conquistar cílios volumosos e ao mesmo tempo alongados é usar dois pinceis diferentes durante a aplicação: primeiro um mais cheio para dar volume e depois um mais fino para alongar e separar os fios.

 

28. Improvise um separador de cílios: dependendo do aplicador e da máscara escolhida, é possível que durante a aplicação os cílios acabem grudando nos outros e isso não proporciona um efeito natural. Portanto, para evitar esse “efeito grude” a dica é guardar o aplicador de um rímel que já secou e utilizá-lo para pentear e separar os fios, sem adicionar mais produto a eles.

 

29. Conte com a ajuda de uma colher: uma colher pode servir como um curvex improvisado e ser usada para curvar os cílios. Para isso, basta posicioná-la sobre os olhos e realizar o movimento de pressionar e soltar os cílios contra ela, desta forma os fios ganharam uma leve curvatura decorrente do formato da colher.

 

Além disso, manter a colher sobre a pálpebra na hora de aplicar a máscara pode ajudar a evitar borrões.

 

30. Aqueça a máscara e o curvex: por fim dois truques simples e que podem contribuir na melhora do resultado final: aquecer o curvex com o secador por 5 segundos e mergulhar a embalagem do rímel (bem fechada) em um copo de água ligeiramente quente por 5 minutos.

 

Ao aquecer o curvex os fios ganham forma mais facilmente, só é preciso testar na pele antes de aplicar sobre os cílios, para evitar queimaduras ou a quebra dos fios. Já a máscara aquecida se torna mais líquida, facilitando a aplicação das máscaras mais antigas e que já estão mais grossas.

 

Agora é só juntar essas dicas com os truques que você já usa ao se maquiar para conquistar cílios mais cheios e um olhar poderoso e ficar ainda mais bonita!

 

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/