Acne e Cicatriz

Manchas
10 de junho de 2015
Limpeza de Pele
10 de junho de 2015
Mostrar todos

Acne e Cicatriz

A acne é doença inflamatória da pele mais frequente na adolescência, porém podendo estar presente também na fase adulta. É caracterizada pelo aumento da atividade das glândulas sebáceas, devido estimulação hormonal, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo os poros da pele. A obstrução impede a saída de sebo pelo orifício, acumulando-se, formando um processo inflamatório propício para o desenvolvimento do Propionibacterium acnes. Levando à formação das erupções próprias da acne.

 É uma doença de grande estigmatização social, implicando na auto-estima e muitas vezes até na aceitação profissional do paciente. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar cicatrizes e desfiguração e deve combater todas as causas da acne.

O tratamento engloba limpeza de pele, orientações quanto ao não uso de certos tipos de cosméticos favoráveis a acne, evitar manipulação das lesões, uso de medicações tópicas e orais, fotoproteção diária, peelings químicos, peeling ultrasônico, luz intensa pulsada, etc. As cicatrizes de acne são melhoradas com laser de CO2 fracionado e peelings.